Press "Enter" to skip to content

Todos a bordo, a viagem vai começar!

Bem-vindos a Gaia, um município com cerca de 300.000 habitantes no seu perímetro urbano. Localizada na margem sul da foz do rio Douro, Gaia oferece diversão, descanso e conhecimento. Formada, originalmente, a partir de duas povoações distintas, Gaia e Vila Nova, foi elevada a cidade, no dia 28 de junho de 1984.

Comecemos pela Igreja Paroquial de Mafamude, que pretende ser um espaço de atendimento e de acolhimento fraterno, aberto a todos os que, seriamente, se interrogam sobre a questão de Deus e querem aprofundar e celebrar a Fé. Porém, pode ser visitada por todos os que apreciam monumentos históricos, sendo ou não religiosos. Construída no século XVIII.

De seguida, descemos a avenida de Gaia de metro até ao jardim do Morro. O metro é o principal meio de transporte entre Gaia e Porto, sendo acessível para os turistas e para os nossos cidadãos.

O jardim do Morro é um ponto de interesse muito visitado pelos turistas, devido à sua vista fantástica e à serenidade do local. Aqui pode-se conviver com as pessoas, descansar e divertir. Ocorrem variados eventos. desde sunsets, treinos e até programas de televisão.

Para finalizar a nossa viagem, vamos até ao cais de Gaia, onde pode-se andar de teleférico, fazer provas de vinhos e fazer viagens de barco. Além disso,o cais de Gaia recebe milhares de turistas em eventos, tais como: RedBull Air Race, concertos variados, exposições e até mesmo encontros de motas na zona do teleférico.

Porto Cruz está voltado ao Porto e ao Douro, sendo um edifício que ocupa uma área privilegiada da ribeira de Gaia. Era o ponto de reunião de comerciantes e pescadores na época medieval. As origens deste edifício, reconstruído em 1881, remontam ao século XVIII e à expansão do comércio do vinho do Porto.

Em 2012, foi reabilitado para instalação do Espaço Porto Cruz, que procura cruzar tradição e contemporaneidade, memória e futuro e prestar homenagem à cultura portuguesa através dos seus artistas.

Gaia é um local rico a nível cultural e com qualidade de vida. Um concelho restruturado, moderno e histórico.