Press "Enter" to skip to content

Ponte D. Luis I – o Ex-libris de Vila Nova de Gaia

A Ponte de D. Luís I é uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, que liga as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, separadas pelo rio Douro.

Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil, situada no mesmo local, e foi realizada mediante o projeto do engenheiro belga Théophile Seyrig, que já tinha colaborado com Gustave Eiffel na construção da Ponte ferroviária D. Maria Pia.

Desde 2005 até à atualidade, o tabuleiro superior é ocupado pela linha D do Metro do Grande Porto, que liga a zona da Sé no Porto ao Jardim do Morro e à Avenida da Republica em Vila Nova de Gaia.  No tabuleiro inferior, circulam peões e veículos automóveis.

Devido ao grande movimento e interesse da população, houve notícias de Jovens que decidiram atirar-se da ponte, para receber dinheiro, mas alguns casos não correram bem e ainda estão por resolver.

É também considerado um dos ex-libris da região e atrai diariamente inúmeros visitantes.

A sua localização junto do cais de Gaia contribui para a dinamização das diferentes atividades comerciais, nomeadamente cruzeiros no rio Douro, restauração, teleférico, entre outros.