Press "Enter" to skip to content

Percurso Pedonal «Soares dos Reis»

Génios, heróis, aventureiros, crentes, apreciadores de boa comida. Assim são os gaienses. Um passeio pedonal agradável e enriquecedor que alia a arte, o património e a religiosidade.

O itinerário tem por mote o genial Soares dos Reis. Inicia no Jardim com o seu nome, onde existe um monumento em sua homenagem da autoria de um dos seus discípulos, António Teixeira Lopes.

O percurso segue pela rua Marquês Sá da Bandeira (herói liberal aqui ferido), onde a possibilidade de se deliciar com um pastel ou uma francesinha é irresistível!

Chegando ao largo dos Aviadores, encontramos um monumento erguido aos intrépidos aviadores que atravessaram o Atlântico. Este largo teve, em tempos, a designação de largo do Mártir S. Sebastião, razão pela qual, a lembrar esse antigo culto, a Câmara patrocinou o moderno Nicho.

Seguindo pela rua Teixeira Lopes, passando pelas traseiras do vetusto Colégio da Bonança, determo-nos na Casa-Museu Teixeira Lopes/ Galerias Diogo de Macedo. Aqui viveu o discípulo de Soares dos Reis que, ao contrário deste, teve uma longa vida e vasta obra. Anexas, estão as Galerias, que albergarem o espólio de outro insigne escultor gaiense, Diogo Cândido Macedo.